sábado, 21 de julho de 2012

Lembrando minha infância - Ovos Nevados

Nesse mesmo dia no Antiguarius, eu pedi de sobremesa uma receita que minha avó fazia especialmente pra mim - Ovos Nevados, estava a mesa o Carlito, filho do Perico e lhe disse que a diferença da receita do Antiguarius para o de minha avó era as lasca de limão que dava um toque especial ao clara em neve na hora de servir.

Me senti como o personagem do desenho Ratatouille Anton Ego ao provar a receita preparada por Remy, fui a minha infância.

Segue a receita com o toque de minha avó:
Ingredientes:
Ovos nevados
1 lata de leite condensado
1 medida (lata) de leite fresco
1 medida (lata) de água
4 ovos
4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
Creme inglês
1 colher de chá de essência de baunilha
Raspas da casca de limão

Preparo
 
Ovos Nevados
 
Em uma panela, misture o leite condensado com o leite e a água e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e mantenha aquecido. Em uma batedeira, bata as claras em neve, junte aos poucos o açúcar de confeiteiro peneirado e continue batendo até formar um suspiro firme. Coloque às colheradas porções das claras batidas na panela com leite quente. Cozinhe por cerca de 2 minutos e vire com uma escumadeira para cozinhar do outro lado. Retire as porções da panela, deixe escorrer bem o leite e coloque-as em uma compoteira. Reserve o leite.
 
Creme inglês
 
Em uma tigela à parte, peneire as gemas e junte um pouco do leite que ficou reservado. Acrescente a baunilha e misture bem. Despeje essa mistura no leite que sobrou na panela, fora do fogo, mexendo sempre para evitar que talhe. Leve ao fogo bem baixo, sem parar de mexer até obter um creme aveludado. Junte as raspas de limão e despeje o creme com cuidado sobre as claras cozidas. Leve à geladeira e sirva bem gelado.

Ao Servir, polvilhe as claras em neve com raspas de limão.
 
Dica:
Use uma panela grande para evitar que o leite derrame quando ferver e tenha atenção e cuidado para não se queimar.

No Antiguarius é servido com uma calda feita de açúcar e água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo o seu comentário para este post.